quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

The Spectacular Now



Em The Spectecular Now conhecemos Sutter Keely, um aluno do último ano do ensino médio que vive a vida no presente, com direito a muitas festas e álcool. Quando a namorada termina o namoro, ele se embebeda e acorda no quintal de Aimee Finecky, uma menina tímida que freqüenta a mesma que escola que ele, embora ele nunca tenha notado. Eventualmente, eles começam a sair e estudar geometria e ele acaba se apaixonando por ela e vice-versa. Mas Sutter tem dificuldades em deixar o agora e planejar seu futuro, então não liga pra escola e nem se dá ao trabalho de se candidatar a faculdade.

O que eu mais gostei em The Spectacular Now foi o aspecto coming of age. Sutter é um adolescente popular na escola e está vivendo o momento de sua vida e simplesmente não consegue se ver como um adulto. Mas ele passa por muitas coisas durante a história e aos poucos vai se descobrindo e enxergando quem ele realmente é. Então, no final, ele tem o seu coming of age. O ponto em que Sutter chega foi construído durante todo o filme e eu acho bonito ver esse tipo de character development, sabe?


É como na vida real: você erra demais e acerta de menos, mas no final, o que vai te fazer crescer e amadurecer é o conjunto disso tudo. Por mais que algumas coisas tenham sido dolorosas e feias, foi necessário para o Sutter passar por tudo aquilo pra que ele pudesse mudar, passar pro próximo nível de sua vida. E acho que é aí que está a beleza de The Spectacular Now: tudo que aconteceu com ele poderia ter acontecido com você. E isso dá esperança.

E eu adoro o Sutter! Ele é um personagem muito real e acho pra mim foi fácil vê-lo como alguém que eu poderia conhecer (com certeza tem gente que conhece pessoas como ele por aí). Sutter é uma pessoa cheia de falhas e problemas, assim como qualquer outro. Mas mesmo assim, tem suas qualidades. O que eu mais admiro nele é o jeito que ele tem de trazer o melhor das pessoas a sua volta. Em mais de uma ocasião ele consegue colocar alguém pra cima só reforçando a autoestima delas. Sem contar que ele não julga os outros pelo que eles são/gostam. Ou seja <3333333


O filme é baseado em um livro de mesmo nome que eu obviamente não li. Pelas reviews que eu li, o livro parece ser muito mais denso e focar mais nos problemas de bebida do Sutter. Mas como gostei muito da adaptação, com certeza lerei! Principalmente porque achei a última cena muito blergh e quero ver se no livro é diferente, se tem algo a mais e tal. Acho que essa é minha única crítica ao filme: o final.

Esse é o tipo de filme que tem o final aberto. Termina e você fica esperando as letrinhas aparecerem dizendo o que personagem tal fez, como ele vive agora etc. Mas não tem nada disso! E eu acho que o mais doeu foi que eu sabia o que ia acontecer, mesmo que não tenha acontecido na tela. Na verdade, eu estava lendo uma entrevista do autor do livro em que ele fala justamente sobre isso, o final, e dá a entender que no livro é pior. (não sei se vou aguentar)


The Spectacular Now talvez mude a vida de alguém, mas pra mim, não foi tão impactante assim.  Mas como essa coisa de final da adolescência e início da vida adulta é basicamente o meu segundo tema preferido em livros (só perde para romances entre melhores amigos), eu assisto/leio qualquer coisa que envolva isso. E quando um filme tem uma história dessas interpretada por Miles Teller e Shailene Woodley, se torna um must see!

E vocês? Já leram ou assistiram The Spectacular Now?




2 comentários:

  1. Eu quero muito assistir esse filme, ainda mais porque tem o Miles e a Shailene. Acho que é aqueles filmes bem descontraídos adolescentes, tipo As Vantagens de Ser Invisível ou A Arte da Conquista. Adorei o post *-*

    Beijos,
    contoscomfalhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É beeeem tipo As Vantagens de Ser Invisível mesmo, se vc gostou desse, vai gostar de The Spectacular Now!

      Excluir

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!