domingo, 27 de outubro de 2013

A incrível história de como me apaixonei por Academia de Vampiros

Edições de O Beijo das Sombras
Rose e Lissa são melhores amigas que vivem em um alojamento universitário. Lissa é a última princesa da família Dragomir e Rose é sua guardiã, embora ninguém que mora com elas saiba disso. Mas elas não são pessoas quaisquer: enquanto Lissa é uma vampira da raça Moroi, Rose é metade humana e metade vampira, o que a torna uma Dampira. Ela vivem muito bem obrigada até o dia em que são levadas de volta a escola de onde fugiram por um grupo de guardiães mais velhos. E é aí que a história de O Beijo das Sombras começa.

Confesso que eu estava um tanto quanto apreensiva com relação a esse livro. A série Academia de Vampiros é tem muuuitos fãs, mas mesmo os fãs mais apaixonados confessam que o primeiro livro não é dos melhores. Por isso, comecei a leitura com um pé atrás. E, pra minha felicidade, me surpreendi positivamente.

Talvez o que mais tenha me agradado foi o fato de Richelle Mead não entregar a história de bandeja. Não sabemos porque Lissa e Rose fugiram (assim como seus colega de classe) e só vamos descobrindo aos poucos. Fora isso, elas compartilham um estranho laço que faz com que Rose possa entrar na mente de Lissa (o que me lembrou aquela coisa Voldemort/Harry) que é raríssimo e ninguém consegue explicar. Assim, a história se desenrola num clima de suspense e, muitas vezes, descobrimos as peças desse quebra-cabeças junto com as protagonistas, que também não entendem muito bem tudo que está acontecendo.

Outro ponto forte do livro são os personagens. Primeiro temos Rose (minha favorita), extrovertida, sarcástica e intrépida. Além de ter toda essa personalidade forte, Rose é linda, sedutora e sabe disso! Eu amei isso porque já estou cansada de personagens que: A) São lindas, mas não querem admitir e B) São feias/sem graça e ficam sentindo pena de si mesmas. Rose é bem diferente das Moroi, que geralmente são altas e longilíneas, por conta de sua herança humana, o que a fez cheia de curvas e sensual. E como não existem muitas Dampiras estudando para serem guardiãs, ela já sai na frente nesse quesito também. Outra coisa que eu gosto nela é que ela vive a vida ás últimas conseqüências. Ou seja: se aparecer qualquer oportunidade de festa e curtição, ela vai estar dentro!

E então temos Dimitri. Como é mais velho e já se formou faz tempo, ele realmente exerce o ofício de tomar conta dos Moroi e foi designado como o guardião oficial de Lissa, por isso fez parte da operação que as levou de volta a escola. Elas ficaram fora durante dois anos, logo, vão precisar se esforçar muito pra alcançar os outros colegas em termos acadêmicos. Assim, Dimitri passa a fazer as vezes de instrutor particular de Rose, para ensinar tudo que ela perdeu nesse meio tempo em que esteve fora. Dimitri é russo e foi treinado na Sibéria, mas foi para os EUA cuidando do Moroi que protegia antes de Lissa. Ele é um dos melhores guardiães que existem e é admirado pelos aprendizes. Ele é caladão e sempre fica na dele, sem contar que é absolutamente lindo. Ou seja: um deus, tanto para os meninos quanto para as meninas.

E Lissa! Eu achava que ela seria a protagonista da história por ser uma princesa e tal, mas na verdade, a protagonista é Rose. Lissa é uma menina frágil, tanto física (o que é uma característica Moroi) quanto psicologicamente e, por isso, depende e se apóia em Rose para tudo. Os Moroi podem usar magia relacionada aos quatro elementos (terra, água, fogo e ar) e têm que se especializar em um só e usar isso para o bem. O problema é que Lissa ainda não se especializou. Muito pelo contrário, ela tem um poder um tanto quanto peculiar... O que a torna mais chata ainda, haha. É, eu não gostei muito da Lissa. Ela é importantíssima pra trama etc, mas poxa, que garota irritante. Mais pro final, ela passa a tomar mais atitude e fica menos pior. E quanto mais eu ia descobrindo sobre ela, mais surpresa eu ficava. Mas acho que vou precisar ler os outros livros pra realmente gostar dela.

Todo esse papo de guardiães deve ter atiçado a mente de vocês, queridos leitores dessa maravilhosa resenha. Por que os Moroi precisam ser protegidos?, vocês devem estar se perguntando. É que além deles, existe outra raça de vampiros, os Strigoi. Eles são vampiros do mal, que precisam do sangue dos Moroi para sobreviver. E é por isso que eles precisam de seus guardiães, visto que, como só usam a magia para o bem, de modo que não podem combater os Strigoi sozinhos.

E por falar em Strigoi, uma coisa que eu senti falta no livro foi ação. Ela existe sim, mas eu queria mais, haha. Esse primeiro livro é mais focado na parte explicativa da mitologia criada por Richelle e nas descobertas que Rose e Lissa fazem ao longo da história. Claro que tem espaço para romance (em se tratando de YA, isso não pode faltar) e eu adorei a forma como Richelle os conduziu: não tem aquele amor instantâneo, é algo que vai acontecendo de forma gradual (e eu espero que cresça nos próximos livros).

E foi assim, sem dar nada pelo livro que eu me apaixonei não só por ele, mas por toda a série. A cada página virada era uma nova descoberta e eu ficava mais e mais ansiosa pra saber o que ia acontecer. O final foi cheio de reviravoltas e surpresas e me arrancou muitos suspiros. Ainda estou boba com o quanto eu gostei do livro, against all odds! hahaha

A série Academia de Vampiros conta com seis volumes, todos lançados no Brasil pela editora Agir. O último livro, Último Sacrifício, foi lançado esse ano no Brasil, sendo que, originalmente, foi publicado em 2010. Eu comprei os quatro primeiros de uma vez só e, já estou lendo o segundo. Só posso dizer que fiquei muito feliz de ter gostado tanto do primeiro, porque senão teria sido muito dinheiro jogado fora, hahaha.

Também em 2010, os direitos de adaptação para o cinema foram adquiridos pela Preger Entertainment, mas as filmagens só começaram agora em 2013. Os atores que vão fazer os protagonistas são relativamente desconhecidos, o que eu sempre gosto em se tratando de séries famosas, mas... Digamos que eu não gostei de nenhum deles. E a julgar pelo trailer, parece que o filme vai ser um tanto quanto sessão da tarde. Vampire Academy – Blood Sisters estreia em 02 de Fevereiro de 2014, então é esperar pra ver.








5 comentários:

  1. Tenho um amigo que é looooouco por academia de vampiros e eu também não vejo a hora de assistir, só estou esperando época de provas e ENEM (q graças a Deus acabou ontem) e vestibular passarem completamente para poder me jogar ns séries kkk
    beijoss

    acabei de conhecer seu blog e estou seguindo ;)
    dá uma olhadinha no meu~>> http://sublimar-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim, mas tenta ler o livro antes, porque tô achando que essa adaptação não vai ser lá grandes coisas! Vestibular é um saco msm, também passei por isso. Mas depois que acaba parece que você tem todo o tempo do mundo! hahahaha

      Vou conferir seu blog sim, podexá! Obrigada pelo comentário, bjs!

      Excluir
  2. Gostei do poste, quero muito assistir o filme. Até hoje eu li apenas dois livros da Academia de Vampiros, mais faz tempo. Seu poste me deu vontade de terminar de ler todos, quem sabe quando eu tiver dinheiro compro os livros para ler em vez de ler online como fiz com os dois primeiros.

    Blog:http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, os próximos parecem ser muito bons! Vira e mexe tem promoção desses livros e eles ficam na faixa dos vinte reais, um bom preço.

      Obrigada pelo comentário! Bjs

      Excluir
  3. Olá Mariana!
    Logo após ter lido a saga crepúsculo pela 4a vez eu me senti ansiosa para ler outras séries tão boas quanto, e também fiquei com o pé atrás. Mas para mim Academia de Vampiros foi uma surpresa maravilhosa, pois a história tem um super enredo e tudo muito bem amarrado. Espero em breve reler, pois para mim ela é perfeita.
    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!