domingo, 21 de setembro de 2014

Não julgue um garoto pela cara


"Jack, ás vezes magoamos as pessoas sem querer. Entende?"


August nasceu com algumas síndromes que, combinadas, geraram múltiplas deformações faciais entre outros problemas de saúde. Os médicos achavam que ele nem sobreviveria ao dia do nascimento, mas ele conseguiu e agora tem dez anos. Por conta de todas as cirurgias e complicações que teve durante a vida, ele nunca freqüentou a escola. Até agora.

August vai para a escola pela primeira vez, ingressando no quinto ano. Como se ser um aluno novo não fosse difícil o suficiente, ele ainda tem o agravante de não ter uma aparência comum. Em Extraordinário, seguimos a adaptação de August a esse novo ambiente, assim como os pontos de vista de amigos e familiares, visto que o livro também é narrado por eles.

E que livro maravilhoso! Extraordinário é um livro importante, pois trata de temas como bullying, auto-aceitação e empatia. Mas não de uma forma moralista. As mensagens são passadas com jeitinho, meio que camufladas no plano de fundo da história. O que mais me chamou a atenção foi a questão da gentileza. Como é importante sermos gentis uns com os outros, não importa qual seja a aparência, classe social, raça etc etc. E como é importante que as pessoas aprendam isso ainda na infância, pra que não se tornem adultos maus.

Os capítulos são curtinhos, o que tornou a leitura muito fluida. E por ser narrado por diferentes personagens, temos uma visão mais ampla da história central (o ingresso de Auggie na escola). Outro ponto positivo é que os personagens secundários tiveram seu espaço por serem narradores em determinados momentos e foram muito bem trabalhados. A autora criou um background pra cada um deles e eu achei isso muito legal! Porque mesmo que essa seja a história de Auggie, eles não são meros coadjuvantes, e sim pessoas que convivem com ele, mas ainda assim tem suas vidas, suas histórias, seus traumas e tudo mais.

Mas os capítulos e partes narradas por Auggie sem dúvida foram as melhores de todas! R.J Palacio conseguiu captar a voz de um menino de dez anos como ninguém! Ás vezes realmente parecia que eu tinha pegado o diário de August escondido e tivesse começado a folhear, de tão real que a linguagem é! E tudo isso contribuiu para que eu ficasse tocada pela história desse garoto. Aos dez anos ele já tinha passado por mais cirurgias do que eu sonharia e ainda assim tinha problemas de saúde, sem contar a aparência. E mesmo assim, August aguentou muitas coisas de cabeça erguida, mais do que eu esperava que ele conseguisse, e sempre praticou o bem.

Ainda assim, é visível o crescimento do August do primeiro capítulo para o August do último (e olha, que final <3333). É claro que alguns dias eram melhores do que outros, mas acredito que, com tudo que ele passou no decorrer do livro, ele só vai ficar mais e mais forte e se tornar uma pessoa melhor ainda.

Sinto que nenhuma resenha vai estar à altura desse livro ever. Mas mesmo assim, acho que é legal falar pro mundo ler e tirar suas próprias conclusões. Extraordinário é um livro que merece ser lido, seja por suas mensagens positivas ou pela escrita fascinante da autora.




2 comentários:

  1. Esse livro é realmente um amor!!! Acho que é bem daqueles que deveriam ser adotados em escola, pois tem mais a ensinar do que muita gente.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!