quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Antes Que Eu Vá



Gostaria de começar essa resenha dizendo que eu amo odiar a Lauren Oliver. Essa safada só me faz sofrer, mas mesmo assim, eu continuo lendo os livros dela e me afogando em lágrimas. Porque apesar de tudo, como essa mulher escreve bem! Dessa vez, o culpado de minha morte foi Antes Que Eu Vá.

Antes de tudo, preciso dizer que eu tenho mixed feelings sobre esse livro. Eu comecei gostando, e aí eu odiei, e no final estava adorando de novo e chorando as pitangas porque não queria acreditar no que sempre esteve claro que iria acontecer. Então não sei o que dizer sobre ele no geral, se gosto ou não, mas posso afirmar com toda certeza que tenho MUITOS feels!


Nesse livro, acompanhamos Samantha, uma garota que tem tudo que se pode desejar: é linda, popular e namora o garoto perfeito. Tudo vai como o planejado na vida de Sam até que, no dia 12 de Fevereiro ao voltar de uma festa, o carro em que estava sofre um acidente e ela morre. Porém, no dia seguinte, ela acorda, lembrando-se de tudo que havia acontecido, mas ao olhar no relógio, ela percebe que ainda é dia 12. E ela ainda está viva.

Acontece que Sam tem a chance de reviver seu último dia sete fucking vezes. Nesses sete dias, ela experimenta diversas reações a sua morte eminente e tenta fazer algo diferente cada vez. Ao longo desse tempo, somos apresentados a sua família, seus amigos, sua crush e tudo mais. A Lauren vai mostrando pra gente o quanto essas pessoas a amam e o quanto vão sentir sua falta SÓ PRA ACABAR COM NOSSA SANIDADE (I see what you did there, young lady).

O livro começa contando o dia original, a primeira vez em que ela morreu. Sam é uma das mean girls da escola, junto com suas amigas Lindsay, Elody e Ali. Sendo que ela é a garota nova da turma (ok, elas já são amigas há anos, mas ela foi a que chegou por último). Enquanto as outras sempre foram populares, Sam sofria um pouco de bullying quando criança, até ser aceita pela clique da qual Lindsay é a líder. Pense em Lindsay como a Regina George do grupo e em Sam como a Cadie.

Acontece que Sam se tornou uma pessoa terrível. Ela pratica o bullying, assim como faziam com ela, ignora os antigos amigos e, no geral, se acha a última bolacha do pacote. Então no começo, é bem difícil gostar dela. Mas aí ela morre. E continua morrendo e morrendo e a cada vez ela quer mudar alguma coisa, fazer algo diferente e tudo mais. Mas ela continuava errando e sendo uma péssima pessoa e eu simplesmente não sou obrigada a aturar esse tipo de coisa de personagens fictícios.

Mesmo assim, com o passar dos dias e de todas as decisões ruins que ela faz, Sam acaba percebendo o que realmente tem que fazer e começa a lutar por isso. Ao mesmo tempo, ela passa a enxergar as pessoas em sua vida pelo que elas realmente são, com todos os seus defeitos e erros. Achei legal que mesmo diante de tais circunstâncias, ela também foi capaz de ver o lado bom de cada um e porque ela os amava (claro que isso só tornou tudo mais doloroso, mas fazer o que). E foi então que eu comecei a gostar de Sam porque ela vira uma pessoa razoável e até passei a torcer por ela e tudo mais.  Mas como esse é um livro da Lauren Oliver, é claro que meus sentimentos foram esmagados.

O que mais me deixou irritada com a destruidora de almas Lauren Oliver foi o romance (ah sim, não pense que eu te perdoei por Julian, sua maldita). Kent é esse menino que era melhor amigo de Sam até ela ficar popular e esquecer totalmente dele. Acontece que ele sempre foi apaixonado por ela e é até hoje, mesmo que ela seja essa vaca egoísta que conhecemos. E eu estava super de boa com relação a ele, pensando que ia ser só mais um personagem secundário que nem ia aparecer direito, até que os dias foram passando... E HOLY FUCKING COW! Por que ela fez isso comigo??????? Ela cria esse personagem maravilhoso, o melhor garoto do mundo, E ME FAZ ME APEGAR A ELE. E A SAM. ARRRRRRRRRRRRRRGH LAUREN OLIVER MERECE IR PRA FOGUEIRA. Eu acho que o mínimo que essa mulher me deve é pagar pela minha terapia POR CAUSA DE TUDO QUE ELA JÁ ME FEZ SOFRER.

E sim, caso alguém esteja se perguntando, O FINAL ME DESTRUIU. Impressionante que mesmo depois de seis mortes, nada tenha me preparado praquilo. AH, LAUREN OLIVER, POR QUE ESCREVES TÃO BEM????????? E pra ilustrar isso, deixo aqui o que talvez seja o beijo mais lindo, significativo e mágico de todos os tempos:

“ Os lábios dele são macios e deixam os meus tremendo. Fecho os olhos e, no escuro por trás deles, vejo coisas lindas florescendo, flores girando como flocos de neve, e beija-flores batendo as asas no ritmo do meu coração. Parti, perdida, flutuando no nada como se estivesse no meu sonho, mas desta vez a sensação é boa – como se eu estivesse voando, totalmente livre. Com a outra mão ele afasta o cabelo do meu rosto, e posso sentir o toque de seus dedos em todos os lugares que me tocam e penso em estrelas no céu deixando rastros flamejantes, e naquele instante – independente da duração que tenha, segundos, minutos, dias - enquanto ele está dizendo meu nome na minha boca e estou respirando nele, percebo que esta, bem aqui, é a primeira vez que fui beijada na vida.”

I KNOW RIGHT!!!!!!!!!!!!!!! COMO LIDAR COM UMA COISA DESSAS????????



Enfim, sei que essa resenha foi pouco construtiva, mas é que eu tenho tantos sentimentos sobre esse livro que não consigo funcionar. Mas espero que tenha ficado claro que, se você quiser ler esse livro, be strong.


2 comentários:

  1. Primeiramente, eu tenho que dizer que eu amei o nome do seu blog porque Mean Girls <3
    Eu já tinha visto esse livro na prateleira de livraria, mas confesso que nem parei para ler a sinopse, mesmo sua capa sendo linda (livros com capas bonitas chamam minha atenção).
    Depois dessa sua resenha, irei procurar Antes que eu Vá e outros livros da Lauren, autora que até agora não conhecia.

    Carol,
    http://cappuccinowithlove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê a trilogia Delírio dela! É só sofrimento, mas muito muito boa!

      Excluir

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!