segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sea



Sienna é uma garota californiana que vive com o pai, um psiquiatra famoso por seu trabalho voluntário na África e na Ásia, e sua avó. A mãe dela desapareceu em um acidente de avião na Indonésia quando ela ainda era criança. Desde então, ela parou de surfar e passou a evitar o melhor amigo, Spider, além de ter adquirido medo de aviões. Em seu aniversário de 15 anos, seu pai lhe oferece uma viagem para a Indonésia, para ajudá-lo em um novo programa de psiquiatria num orfanato para crianças que ficaram órfãs por causa da Tsunami. A princípio, Sienna reluta, pois teria que enfrentar longas horas num avião e voar direto pro lugar que tirou sua mãe dela. Mas eventualmente, ela acaba aceitando a ideia e vai.

Eu queria ler esse livro há alguns anos, pois é um dos favoritos de uma das blogueiras que eu mais gosto (a Giu do Amount of Words) e eu confio na opinião dela. Eu fiquei esperando pacientemente que ele fosse lançado no Brasil durante todo esse tempo, mas depois de dois anos, eu meio que joguei a toalha e decidi ler em inglês mesmo. Acho que eu acabei construindo expectativas altas demais e por isso me decepcionei.

Sienna é uma garota comum, como todas as outras de sua idade (salvo o trauma que a morte da mãe lhe causou): imatura, um pouco rebelde e impulsiva. A princípio, eu não percebi nada disso. É só quando ela chega a Indonésia e conhece Deni que tudo vem a tona. Deni é um dos meninos mais velhos do orfanato e é uma espécie de líder para os outros meninos. Sienna fica encantada por ele assim que o vê, mas logo seu sentimento cresce de uma maneira que eu não esperava.

Pra mim, isso foi MUITO precipitado. Ela mal conhecia o garoto, só tinha trocado meia dúzia de palavras com ele, e já estava completamente apaixonada por ele. Deni é um menino legal, muito bonito e tem muito em comum com ela (tendo perdido a família para a tsunami e com os mesmos traumas que ela), mas isso não é levado em consideração. Ela se apaixona por ele antes mesmo de saber a história dele e ver como eles são parecidos e como podem se ajudar. Não tem aquela coisa de construir uma relação e ir se apaixonando aos poucos. É pura e simplesmente insta-love.

Eu também achei que por conta desse envolvimento deles dois, a parte social da visita dela ficou meio de lado. Eu esperava conhecer mais sobre a tsunami (afinal, eu tinha dez anos quando aconteceu e até hoje eu não entendo nada sobre isso) e ouvir as histórias das crianças e adolescentes sobre o que eles passaram pra chegar ao orfanato, mas pouquíssima atenção foi dada a isso. A Sienna ia ás sessões de terapia e ficava realmente tocada pelo que via (as meninas eram incentivadas a fazer desenhos sobre seus traumas e tudo mais) e ouvia, mas era só sair e encontrar o Deni que ela esquecia tudo. 

Em momentos que exigiam seriedade, ela agia com infantilidade e tentava fazer com que as coisas não fossem sobre ela, sempre sobre a outra pessoa. Isso me irritou bastante. Em um momento de impulsividade, ela acabou agindo pelas costas do pai e fez algo que, a meu ver, foi uma grande besteira e eu simplesmente não conseguia aceitar tudo aquilo. Talvez se eu tivesse lido o livro quando era mais nova, tivesse sido mais fácil pra lidar com as coisas que ela fez (que são típicas da idade), mas agora, eu só consigo pensar de forma ponderada e achar tudo um absurdo.

Apesar do meu pessimismo, gostaria de deixar claro que Sea não é um livro ruim. Na verdade é muito bem escrito e tem partes interessantes, como as que mostram as diferenças culturais entre os americanos e os indonésios. E as poucas partes em que as meninas da terapia compartilharam suas histórias. E uma coisa que eu achei bem legal foi que eles nunca se referiam a tsunami como tsunami (que é como nós falamos). Era sempre “a onda” ou “o mar”. O que torna tudo muito mais doloroso, porque imagine uma família que vive do mar, com pais pescadores e tudo mais, ser tragada e destruída justamente por ele? A palavra tsunami pra mim cria um distanciamento que nós, que não vivemos aquilo, podemos ter. Claro que nós vamos nos sentir mal por todas aquelas pessoas, mas eu imagino que pra eles foi muito pior, ser traídos desse jeito pela coisa mais importante que eles tinham.

O final, que eu sempre ouvi falar que era muito triste, realmente é, mas não do jeito que eu esperava. Na verdade, foi MUITO mais doloroso e bonito. Durante todo o livro, Deni dá indícios do que aconteceu com ele e sua família, mas os meus palpites falharam miseravelmente e eu fiquei muito surpresa com o que realmente aconteceu. E apesar de ter acontecido o que eu queria desde o início, eu fiquei de coração partido.

Heidi Kling poderia ter trabalhado melhor a questão do trauma psicológico e explorado mais toda a situação em que a Indonésia se encontrava após a tsunami. Apesar da protagonista chatinha, Sea é um livro emocionante, mas que perdeu muito do potencial que eu imaginava que ele tinha.


* O nível de inglês é fácil

5 comentários:

  1. Oi Mariana!
    Eu soube de Sea a algum tempo, cheguei até a cogitar comprá-lo, mas eu me segurei. Só tinha visto uma resenha muito positiva, então preferi esperar. A sua resenha foi bem mais esclarecedora e me deu mais realidade do que é a história. Quem sabe eu não dê uma chance no futuro?

    Beijos
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca tinha ouvido falar do livro, mas já amei!
    A capa é linda demais e a história me chamou a atenção. Protagonista chatinha parece que virou moda, nossa senhora!
    Mesmo com os defeitos que você citou eu fiquei curiosa pela obra, ainda mais pensando que preciso treinar meu inglês...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana, como vai?
    Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas o enredo me interessou bastante.
    Apesar de também não ser fã de romances que começam do nada, acho que acabaria gostando da história em si. :)
    Obrigada pela indicação e boas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia este livro. Não foi um livro que me interessou e principalmente por saber que o romance começa do nada, detesto isso, deixa tudo muito mecânico. Enfim, parabéns pela resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto sobre esse livro, mas vou pensar duas vezes antes de comprá-lo, porque todas essas coisas das quais você reclamou me irritam muuuuuito em livro.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!