segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vamos ser amigas para sempre, Jane?


















The Autobiography of Jane Eyre é uma adaptação contemporânea do célebre romance de Charlotte Brontë. A história se desenrola através de várias plataformas digitais, sendo a principal delas o vlog da Jane. Além disso, tem o Tumblr, o Twitter, o Instagram etc etc.

Mas sobre o que é a websérie? Basicamente, temos uma modernização da história original, igual a de LBD (que foi o tema de um de nossos primeiros posts). Na verdade, no primeiro episódio, Jane nos conta que ela adora os vídeos da Lizzie, por isso resolveu fazer os seus próprios vídeos. E quem é essa tal de Jane?

Jane Eyre tem 21 anos, é formada em Enfermagem e agora está estudando Desenvolvimento Estudantil e morando no campus da faculdade. Até que ela consegue um emprego num site especializado. Ela vai ser tutora de Adele Rochester, uma garotinha que mora numa mansão com os empregados de seu pai, Edward Rochester, que está sempre viajando a trabalho. Para isso, Jane tem que ir morar na mansão (e eu ainda não entendi se ela trancou a faculdade ou se tá fazendo algum esquema pra continuar os estudos).

                                   

Claro que algumas coisas foram adaptadas pra ficarem mais condizentes com os dias de hoje. Se você leu o livro original, sabe, por exemplo, que o parentesco de Adele e Mr. Rochester é mais complicado do que o da websérie. Nessa versão, Jane é canadense, mas conserva alguns hábitos ingleses, como beber chá o tempo todo, o que eu achei muito legal da parte dos roteiristas. Mas de maneira geral, eu acho que eles fizeram um bom trabalho adaptando as situações e costumes dos idos de 1800 para os dias de hoje.

O que eu acho legal em Jane é que a série foi criada por um grupo de estudantes recém-formados, dentre eles a própria Alysson Hall, que interpreta a Jane. Por isso, eles não têm um budget muito considerável, mas acho que eles fazem o melhor que podem com os poucos recursos disponíveis. Eles usam isso a favor da série no quesito qualidade dos vídeos. Jane é nova nesse mundo de vlogs e não tem uma câmera muito profissional. Então ás vezes a câmera falha ou ela não consegue ligar, focar e essas coisas. Eu acho que isso torna a série muito mais realista e intimista do que LBD. Outra coisa que eu faço questão de pontuar é que a vibe de Jane é muito diferente de LBD.

Como foi inspirada num dos livros das irmãs Brontë, é de se esperar que essa série seja mais melancólica e sombria do que LBD. E é mesmo. Jane é mais tímida e introspectiva do que Lizzie e bem mais awkward, mas de um jeito fofo. O ritmo dos episódios - que têm, mais ou menos, de três a seis minutos de duração – é mais lento, mas é fácil de acostumar. Se você conseguir passar pelos três primeiros episódios (principalmente o terceiro... ah, o terceiro!), vai gostar!


Outra coisa interessante e que contribui para o realismo da série é que Jane leva a câmera pra onde ela vai. Seja um passeio pelos arredores da mansão, ou uma festa, a câmera está sempre lá registrando tudo. Seus principais hobbys são fotografia e leitura (!!!!!), sendo que seu livro preferido é O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa (das Crônicas de Nárnia). Ela também gosta de Game of Thrones e, num episódio ótimo, ela chega a discutir um pouco sobre os livros com o Mr. Rochester, ou seja <33333

Espero que depois de ter dito tudo isso, eu tenha convencido vocês a assistirem a série! Os episódios vão ao ar toda Quarta-Feira, no canal da Jane no Youtube. Assim como aconteceu com LBD, alguns fãs estão produzindo legendas em português para a série, que você pode conferir no canal da Larissa Siriani (a mesma que legendou LBD). Então não tem motivo pra não assistir e se apaixonar por The Autobiography of Jane Eyre. E pela Jane. Jane, vamos ser amigas para sempre?

E esse é o primeiro episódio! De nada




Canal da Jane | Canal da Larissa | Twitter da Jane | Tumblr da Jane | Instagram da Jane | Site da série


3 comentários:

  1. Parece bem legal. Eu nunca tinha ouvido falar. Quando estava lendo, até pensei que era uma série de Sidney Sheldon, mas logo no início você disse da adaptação de Charlotte, aí tive certeza que não era. rs
    Obrigada por ter comentado lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Claro que você me convenceu a ver! Já estou começando o primeiro episódio, aliás!
    Que delícia saber que as webséries estão vindo para ficar! :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ESTOU LOUCA POR WEBSÉRIES!!!! É TÃO CURTINHO QUE EU NEM FICO COM PREGUIÇA!!!
      Assista Jane, se apaixone e leia o livro, que também é muito bom e vale a pena!
      Em breve vou fazer um post falando de várias webséries porque ficar falando de uma por uma é muito pra mim, hahahaha
      Obrigada pelo comentário, Luara, bjs!

      Excluir

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!