sábado, 26 de março de 2016

Divagações de uma fã de espionagem



Ou ainda: Uma resenha pouquíssimo imparcial de The Man From U.N.C.L.E

Gaby Teller é uma mecânica (!) alemã, filha de um brilhante cientista acusado de ter colaborado com Hitler. Agora, o pai dela desapareceu e parece ter caído nas mãos de uma organização criminosa que planeja usá-lo para construir uma bomba nuclear. Gaby parece ser a única chave para descobrir o paradeiro de seu pai e salvar o mundo. Para resolver esse pepino, dois agentes secretos são escalados: Napoleon Solo, um ladrão de arte (meu tipo) forçado a trabalhar para a CIA para não ser preso e Ilya Kuryakin, um agente soviético com problemas de controle de raiva. Tudo isso em meio à Guerra Fria!

E, pra mim, é daí que vem um dos pontos mais interessantes: ambos são forçados por seus superiores a trabalhar em conjunto para encontrar o pai de Gaby e impedir a construção da bomba. Eu, normalmente, não tenho muita paciência para filmes passados nesse período porque costumam ser um prato cheio para o patriotismo exacerbado dos americanos, de modo que eles sempre tentam mostrar o quanto os EUA são maravilhosos, melhor país do mundo etc. Mas isso não acontece em The Man From U.N.C.L.E.

http://38.media.tumblr.com/c2e4d2015c678a613bcad0ee47026acf/tumblr_nwwrueytKx1rtels1o1_540.gif
mecânica e piloto de fuga <3
Aqui, Guy Richie (diretor e co-roteirista do filme) não toma partido de nenhum dos lados, tentando realmente fazer um filme sobre a colaboração entre as duas maiores potências mundiais da época. Claro que tanto Solo quanto Ilya não ficam muito satisfeitos com a resolução de seus respectivos chefes, mas ordens são ordens né. Então eles colaboram, mesmo que de má vontade, o que gera os momentos mais divertidos do filme. Porque, embora eles queiram entregar a missão da melhor maneira, um quer mostrar ao outro do que é capaz e como seu país é o melhor. Novamente, friso que o filme não favorece nenhum dos dois, mas em se tratando de Guerra Fria é inevitável tocar nesse ponto. Mas o que me agrada é a ironia com que foi feito. Parece que Guy Richie está tirando sarro de tantos outros filmes que trataram dessa temática do jeito mais convencional.

E claro, não podemos esquecer a química entre os dois protagonistas, Solo e Ilya. Shipo muito.

http://newnownext.mtvnimages.com/2015/02/tumblr_njnd0bCTD21ry8rcwo1_540.gif
que ship
Mas, pra mim, o ponto alto realmente é o figurino. Gaby desfila minissaias à la Mary Quant (a suposta inventora da peça), vestidos em A, óculos redondos com armações coloridas e joias extravagantes. Sem contar os penteados que seguem a linha colmeia de abelha (amo/sou). E a vilã é um show a parte. Saias e vestidos longos, pantalonas amplas, capas e tudo mais em preto e branco. Realmente preto e branco: muitas vezes metade da roupa é preta e a outra é branca, tendência nos anos 60. E a maquiagem... Não tenho nem palavras... *suspiros*

Os homens também não decepcionam e o figurino contribui para acentuar a imagem de lados opostos dos dois: enquanto Solo usa os ternos mais bem cortados e elegantes do mundo, combinados a um penteado impecável com direito a muito gel, Ilya parece muito mais sóbrio, estando na maior parte do tempo com calças simples, jaqueta, boina e golas rulê, muitas golas rulê. A dualidade da caracterização dos dois torna claro, para mim, o quão importante é o figurino para a construção de personagens e a entrega da premissa de uma obra para o público. 

http://myszamovie.pl/wp-content/uploads/2015/08/tumblr_nt523p8GAE1rjjxbmo2_500.gif

Aliando tudo isso aos cenários idílicos da Itália, temos um filme visualmente deslumbrante. Ele passeia por clichês dos filmes e histórias de espionagem, principalmente as dos anos 60 (o filme é, inclusive, baseado em uma série de TV muito popular nessa década), como por exemplo, cenas em barcos e helicópteros, a vilã tão linda quanto perigosa, perseguições automobilísticas e, é claro, os apetrechos típicos dos espiões, como escutas, rastreadores e afins. 

Ok, mas agora falando a verdade: eu amo espionagem. Tenho apenas Ally Carter a culpar (um dia conto pra vocês) e agradeço muito a ela por ter me levado por esse caminho. Eu li muitas críticas negativas sobre esse filme, o que pra mim é absurdo porque O FILME É MUITO BOM. Eu acho que as pessoas não entenderam do que se tratava o filme (sim, vou ser esnobe mesmo porque this is my baby and I must protect it at all costs). Não é pra ser nenhum James Bond nem Missão Impossível. Porque, pasme: é pra ser um filme de comédia!!!! É pra tirar sarro dos ~bons filmes de espiões~ etc. E isso, senhores, é exatamente o que ele entrega. Então, por favor, vamos parar de querer julgar lebre por coelho porque isso não vai levar a lugar algum.

No fim, The Man From U.N.C.L.E. me pareceu ser mais uma homenagem não só à série pela qual foi inspirado, mas também à toda a febre de espionagem surgida na década de 60. E, olha, que homenagem...

https://49.media.tumblr.com/11a604cf57ad2dbb243685803b2a42af/tumblr_ntu3pcgz1H1spks9do1_500.gif
my babies









Alguns links interessantes

A resenha mais positiva que consegui encontrar (imparcialidade não é o forte deste blog): http://cinemacomrapadura.com.br/criticas/393436/o-agente-da-uncle-2015-sofisticacao-e-pancadaria-em-uma-charmosa-aventura/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça três blogueiras felizes com uma comentada só!